segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Notícias CNP: 26/09/2010 - Domingo.


Atuação do ponto de cultura em Campo Novo do Parecis muda a vida e anima população.
"Essa é uma oportunidade muito grande para o Brasil conhecer Campo Novo, porque promove a cultura de várias formas" - diz Aline Tomazelli.

 
    O Ponto de Cultura Ninho do Sol tem mudado a vida da população de Campo Novo do Parecis, que agora está mais integrada á cultura e consequentemente mais participativa aos projetos voltados para o setor. 
    Durante esse fim de semana está sendo realizado no espaço do Fórum municipal o evento ‘Histórias no Ponto’ e Festival Ninho do Sol, iniciativas do Ponto de Cultura Ninho do Sol, Secretaria de Programas Culturais do Ministério da Cultura e a Revista de História da Biblioteca Nacional. 
    A programação acontece até este sábado (25.09). Nesta sexta-feira (24.09), no decorrer do dia, houve debates sobre a ‘Educação visionária’, com a pesquisadora e historiadora professora Patricia Woolley Cardoso. A noite, vários grupos de dança se apresentaram nas mais diversas ‘modalidades’, por assim dizer, mostrando que a diversidade cultural está presente e é difundida entre as pessoas, fortalecendo o contato, que estimula a imaginação. Prova disso foi a variedade de apresentações da noite, como dança do ventre e de rua, dança gaúcha, capoeira, teatro, além da exposição de telas pintadas pelos próprios participantes do ponto de Cultura Ninho do Sol.
    O que se percebeu foi o entusiasmo dos jovens e a expectativa dos adultos em participar e promover a cultura através de suas interpretações. Por outro lado, as poucas opções de lazer muitas vezes direcionam os jovens para outros caminhos. O Ponto de Cultura também tem esse papel social. É o que concluiu o empresário Nicanor Zabolostky, cuja filha participa do grupo de capoeira. “O Ponto de Cultura tem sido muito importante porque proporciona grande expectativa para melhorar e aumentar a procura cada vez mais. Ele resgata as tradições e com isso tira-se as crianças das ruas”, enfatizou. “Aqui na cidade não temos muita opção. A gente só estuda e o Ponto de Cultura é bom porque ajuda a nos entretermos e ocuparmos com algo que seja útil no período em que não estamos na escola”, disse a estudante Aline Tomazelli, que é uma das integrantes do grupo de dança Envernada Artística José Brum, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG). 
    Ela falou da importância da liberação de recursos para o PC em seu município, que vai melhorar o investimento para as apresentações. “Essa é uma oportunidade muito grande para o Brasil conhecer Campo Novo, porque promove a cultura de várias formas”, disse. A intenção do projeto Histórias no Ponto é oportunizar a conversa entre estudiosos (pesquisadores/historiadores) para discutir fatos históricos publicados na Revista de História da Biblioteca Nacional, que tenham relação com temas ligados à realidade local dos Pontos de Cultura (PCs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.::Pesquisar neste blog::.

.::Mensagens (F)Úteis::.

Diário: Foram adicionados ao blog mais 3 menus, Charges, Vídeos e imagens, mas eles ainda estão em manutenção, mas ja é possível acessar aos conteúdos!
<------------------------------------ Menu ao lado! ------------------------------------

Diário
: Não se esqueçam de ver as postagens mais antigas clicando no link "Postagens mais Antigas" no final da última postagem desta página, ou se preferir, escolha sua sessão preferida nos menus na lateral esquera!

::.Últimas Postagens::.

.::Erepublik - The New World::.

Eu já sou um cidadão, e estou lutando pelo Brasil!

::.Eu uso o RPG Maker::.

Mundo RPG Maker
Mundo RPG Maker

.::Mapa de Visitantes::.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...